CADEG Vinhos


Tão antigo quanto à própria humanidade, o vinho está entre as bebidas favoritas dos frequentadores do Mercado Municipal do Rio de Janeiro, ou simplesmente CADEG. Em franca expansão, ele conquista cada dia mais admiradores. Gostar já é o primeiro passo, agora, que tal conhecer um pouco mais sobre esta delícia e saber como combiná-la de forma harmoniosa com as melhores receitas?

A melhor maneira de aprender sobre vinhos é… bebendo vinho, claro! Provar uma variedade de bons vinhos é essencial. Entre uvas, misturas de castas, regiões, método e tempo de amadurecimento há um mundo de sabores e estilos para ser explorado. Algumas variações possuem diferenças óbvias e outras sutis quanto ao sabor e personalidade. Saboreie o vinho de maneira adequada! Não basta apenas dar um gole. Preste atenção, veja como ele se parece ou se comporta no copo, observe a cor, use a taça apropriada e cheire identificando os aromas.

Não existe um vinho que agrade a todos da mesma maneira, pois cada pessoa tem suas preferências. Ao conhecer as suas você pode escolher melhor! Os vinhos possuem quatro componentes básicos: sabor, taninos, álcool e acidez. Quais apetece mais ao seu paladar? Você prefere taninos fortes ou súbitos? Qual a sua acidez e teor alcoólico? Experimente vinhos com diferentes tipos de alimentos, como frutas, queijos e carnes. Estude as uvas, vinicultura, a história do vinho, as regiões. Procure revistas especializadas. Visite diversas vinícolas, lojas de vinhos e degustações.

Procure locais com uma carta de vinho requintada e experimente vinhos incomuns ou raros, combinados com a comida. Beba vinho em todos os ambientes onde possa saborear bebidas alcoólicas: restaurantes, piqueniques, bares, etc. Vinhos diferentes se adequam a locais e ocasiões diferentes; os espumantes para celebrações, os encorpados para ler um livro à noite. Deixe que seu paladar lhe sugira algo!

Para tornar suas melhores receitas ainda mais memoráveis preparamos um guia de harmonização básico que vai ajudá-lo a encontrar o vinho apropriado para a ocasião! Algumas regras básicas devem ser levadas em conta para que se possa apreciar o vinho em toda a plenitude. O paladar é bem pessoal, e alguns conceitos podem – e devem – ser inovados, mas com cuidado para que não resultem em grandes desastres! Rosados e espumantes acompanham qualquer prato de uma refeição. E se for servir vários vinhos, comece pelo mais leve e fraco, e termine com o mais forte e encorpado.

CADEG Vinhos

CADEG Lojas de Vinhos

As lojas de vinhos do CADEG começaram a crescer de repente, as procuras por cervejas artesanais subiram e junto com elas as buscas por vinhos de diferentes estilos, sabores e teor. Para servir e alegrar essa nova demanda de clientes o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara ( CADEG ) se tornou aos poucos um local onde é possível encontrar de tudo em questão de bebidas alcoólicas. Lá você encontra adegas e lojas com um variado estoque de vinhos nacionais e importados, todos com ótimo preço garantido! Acesse a lista completa das Lojas e Adegas do CADEG aqui e veja todos os tipos de bebidas que elas oferecem.

CADEG Bebidas

O leque de opções de bebidas vão muito além de vinhos, o CADEG conta com lojas especializadas em Champagnes e Cervejas Artesanais e claro há centenas de outras bebidas como cachaças, destilados, espumantes, chopp, cavas, proseccos, whisky, licor, vodka, tequila, rum e muito mais.

Considerada por alguns até mais antiga que o vinho, a cerveja – especial e artesanal – vive hoje no Brasil um momento de glória. São muitas as microcervejarias surgindo no cenário nacional, e melhor ainda, produzindo excelentes cervejas, a ponto de receberem diversos prêmios internacionais. Mas antes de começar a falar sobre cerveja, é interessante defini-la para que não haja dúvidas sobre o que ela é: Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo.

Seu preparo inclui água e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas. Dentro desta definição de cerveja encontram-se diversas variedades. Para poder descobrir qual o estilo que você mais gosta é importante conhecer e claro, beber! A harmonização de cervejas é bem menos complicada que a de vinhos, não tem mistério, não tem frescura. Para começo de conversa, ela nem é necessária: é possível saborear todo tipo de cerveja com qualquer prato. Mas, mesmo não sendo necessária, conseguir harmonizar os dois resulta em uma experiência singular. Até para os olfatos e paladares menos treinados, combinar cerveja é fácil, graças aos sabores que são bem evidentes.

Esse “casamento” pode ser feito de duas maneiras: Por contraste – no caso de um petisco gorduroso com uma cerveja mais amarga e mais ácida, como a Pilsen tradicional – e por semelhança ou similaridade – quando uma carne com sabor predominante, forte, como a de cordeiro, é apreciada com uma cerveja de alto teor alcoólico e sabor também intenso, como a Red Ale. Para conseguir fazer essas combinações basta entender algumas características das cervejas. O tipo de malte é que influencia na intensidade do sabor, a quantidade de lúpulo é o que dá amargor à cerveja e o teor alcoólico.

Particularmente o teor alcoólico é uma característica que deve ser levada em consideração, pois equilibrar o índice alcoólico da cerveja com o teor de gordura da comida é um bom caminho pra uma harmonização certeira. No final das contas harmonização de cervejas é uma excelente oportunidade para juntar os amigos e provar várias combinações. Estudiosos da bebida, profissionais da área e adoradores já experientes testaram algumas harmonizações e fazem em blogs e livros sugestões.

Adega Cesari Cadeg

Adega Cesari é um Restaurante casual que possuí uma incrível cartela de vinhos, onde é possível comer uma boa comida brasileira e apreciar bons vinhos de diversos lugares do mundo! Veja mais sobre a Adega Cesari e outros Restaurantes do CADEG aqui.

Horário de Funcionamento

Os horários de funcionamento das lojas e restaurantes variam, para verificar o horário de cada um acesse as páginas de Lojas e Restaurantes ( links acima ).